quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Malaquita / Malachite / Malachit / Малахит

 Malaquita (Cu2CO3(OH))

      De coloração verde brilhante, apresentando um brilho que varia entre o adamantino e o vítreo, a Malaquita é um mineral que consta na maioria dos acervos de colecionadores. Este mineral apresenta dureza que varia entre 3,0 e 4,0 na escala de mohs e densidade relativa entre 3,7 e 4,1. Quanto a hábito, observa-se o botroidal e o fibroso.



      A malaquita ocorre geralmente em porções oxidadas de filões de cobre, mas pode ocorrer também em veios de cobre que penetram em calcários. Pode apresentar-se associada a outros minerais que também possuem o cobre em sua composição, como a Azurita, a Cuprita, a Turquesa e a Crisocola e também associada ao cobre nativo, gerando exemplares realmente belos e especiais para qualquer coleção. A malaquita também pode estar associada a vários sulfetos de cobre e de ferro.

      Este mineral é muito apreciado na industria da moda e joalheria, e também na indústria na obtenção de minério de cobre. Atualmente no mercado existem várias formas de falsificação da malaquita, principalmente para utilização no mercado da moda e joalheria, então, todo cuidado é pouco para evitar ser enganado.



      É extraída na África, principalmente no Zaire e na Zâmbia e também na Rússia, EUA e Austrália. A malaquita é conhecida e utilizada como adorno ou como amuleto desde a antiguidade. Existem relatos de que Gregos e Romanos a utilizavam como amuleto de proteção contra lesões.


      Do ponto de vista místico, esta é considerada como uma pedra que ainda está em evolução, e será uma das mais importantes pedras de curo do novo milênio, sendo capaz de amplificar tanto a energia positiva quanto as negativas.

    




                                                       Joia de malaquita sobre malaquita bruta e crisocola.

A malaquita é considerada uma importante pedra de proteção, capaz de combater a radiação de todos os tipos. Sendo assim, indicada para eliminar a poluição eletromagnética e curar as energias telúricas. A visualização de seus padrões concêntricos ajuda a acalmar a mente e estimular a imaginação, sendo útil na ajuda a conceber soluções intuitivas.


      Algumas dicas de utilização podem ser dadas. Você pode meditar segurando-a na mão esquerda ou colocando-a sobre o terceiro olho. Se você posicioná-la junto ao plexo solar ela atuará na absorção de energias negativas. Caso você sinta uma leve palpitação, remova-a imediatamente e substitua-a pelo quartzo rosa ou pela rodonita.

3 comentários:

Anônimo disse...

Existem garimpos de malaquita e azurita na Chapada Diamantina na região da cidade de Seabra, já saíram muitos belos exemplares daqui e que hoje pertencem ao Smithsonian Institution.

Anônimo disse...

Existem garimpos de malaquita e azurita na Chapada Diamantina na região da cidade de Seabra, já saíram muitos belos exemplares daqui e que hoje pertencem ao Smithsonian Institution.

R.K disse...

Primeiramente, agradeço por contribuir com o blog. A Chapada Diamantina é uma região muito especial (em diversos aspectos!). Certamente ainda há muito a ser descoberto nesta região! É uma pena o destino de nossas riquezas minerais, grande parte dos melhores exemplares aqui encontrados já não mais estão em solo brasileiro. Pode ser pouco, mas a minha parte estou fazendo!