terça-feira, 21 de agosto de 2012

Realgar




REALGAR


Mineral da classe dos sulfetos, de cor vermelha ao vermelho alaranjado, geralmente ocorre associado a outros minerais que, da mesma forma, possuem arsênio (As) em sua composição.






Uma característica importante deste mineral é sua sensibilidade à luz. O Realgar sofre alteração em sua estrutura quando exposto à luz excessiva, e se torna orpimento (ou ouropigmento). Por isso é conveniente armazená-lo em uma embalagem que o proteja da luz. Você saberá que isto está ocorrendo quando partes do mineral apresentam uma camada mais amarelada em sua superfície, conforme você pode ver nas fotos, se este processo não for interrompido pode literalmente transformar seu exemplar em pó amarelo!



Neste exemplar podemos observar, além do orpimento, a pirita e os cristais de quartzo. O realgar geralmente se forma em zonas minerais hidrotermais de baixa temperatura. Normalmente utilizado como fonte de arsênio (As), também é utilizado como pigmento em pintura, produção de fogos de artifício e para remoção de pelos e pele no curtimento.




Acima uma imagem para dar uma proporção do tamanho dos cristais. Abaixo uma pequena lista de características do mineral. O Realgar foi largamente utilizado como uma cor, tanto na cultura europeia como  na asiática, infelizmente muitas destas pinturas feitas em tempos antigos tiveram sua coloração alterada devido ao fato de que o realgar se alterada à luz do sol. 


Realgar (AsS)

Composição -  Sulfeto de arsênio. 29,9% S, 70,1% As
Dureza - 1,5 - 2 
Brilho - Resinoso
Cor - Vermelho ao vermelho-alaranjado
Transparência: Os cristais vão de transparente a translúcido
Cristalografia - Monoclínico
Densidade relativa - 3,56
Depósitos: depósitos importantes estão na China, Suíça, Macedônia, Romênia, Japão, Utah e Nevada, nos    EUA e na Itália, em Pozzuoli e na Toscana. 


Nenhum comentário: