segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Jaspe / Jasper / Jaspis / Джаспер


       Segundo Cornejo (2010) o Jaspe é uma variedade do quartzo criptocristalino que se diferencia dos demais minerais que compõe o grupo devido à sua opacidade, que se apresenta mesmo variando a espessura da placa que for seccionada. Outra característica presente nesta rocha é a presença de impurezas em sua estrutura porosa. E esta impurezas, que podem ser muito diferentes, geram cores, matrizes e padrões muito variados. Daí a grande variedade de Jaspes que conhecemos.

De acordo com o mesmo autor, o Jaspe é uma mistura fina de argila e sílica, cujo nome, derivado do grego, significa “pedra manchada ou pontilhada”. Este mineral é muito apreciado e conhecido por quem coleciona, estuda ou os utiliza em terapias alternativas, pois suas mais variadas cores e nuances proporcionam pedras únicas e especiais.



Muitas Variedades!

      Como já falado, este mineral pode ser encontrado nas mais variadas cores e tonalidades, e também pode apresentar veios, fios, listras paralelas ou curvas, desenhos concêntricos, pontos, manchas, nódulos, etc. Cada combinação de características vai formar um tipo de jaspe encontrado no mercado. Inclusive suas formas e cores acabam dando nome, comerciais na maioria das vezes, a uma infinidade de exemplares. A impureza chega a representar 20% da gema.



Curiosidade:

      A pedra de toque ou lidita é um jaspe preto utilizado para fazer prova de toque com ligas de ouro, as quais atritadas na sua superfície, deixam um traço que tratado por ácidos permite deduzir a proporção de ouro. 

Depósitos naturais no Brasil:
      
      Ocorre notadamente em Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Aspectos Místicos:


      Judy Hall, em sua incrível obra A Bíblia dos Cristais (vol.I), define o jaspe como “a suprema pedra nutriz”. A autora sustenta sua afirmação devido a uma característica muito especial do jaspe, que é a de oferecer apoio e suporte durante períodos de estresses, nos fornecendo tranquilidade e integridade. Outra característica importante deste mineral é a capacidade de unificação e a capacidade de criar nas pessoas a vontade de se ajudarem mutuamente.

      Ainda segundo Judy, o jaspe é capaz de alinhar os chacras, podendo ser utilizada sobre cada um deles durante a meditação. O jaspe também pode ser utilizado para viagens xamânicas e para recordar sonho, pois esta pedra é capaz de limpar e alinhar os corpos físico, emocional e mental com o mundo etérico,  além de oferecer proteção e aterrar as energias do corpo. Para quem busca um auxílio para se livrar de energias negativas o jaspe pode representar um grande auxílio, pois o mesmo é muito útil em absorver a energia negativa do corpo, a poluição eletromagnética e sua radiação.

  O jaspe também é conhecido por nos fornecer determinação e nos encorajar para nossos empreendimentos, estimula o pensamento rápido e a organização  mental, auxiliando na transformação das ideias em ações. No campo físico o jaspe pode ser utilizado para prolongar o prazer sexual e revigorar o corpo. Estas últimas características devem-se ao fato do vibração desta pedra auxiliar o sistema circulatório e o digestivo, bem como no equilíbrio de minerais no corpo, sendo particularmente útil, segundo Judy, quando utilizado na forma de elixir de pedras.

    Dica: Pode-se colocar um jaspe marrom ou um objeto feito desta pedra no ambiente de entrada da casa para absorver a energia negativa que possa estar entrando.
Até agora falei sobre as características gerais do jaspe, mas este mineral possui inúmeros subgrupos, e agora listarei os principais exemplares:

Jaspe Vermelho
Jaspe Branco
Jaspe Verde
Jaspe paisagem
Jaspe Pele de Leopardo
Jaspe Zebra
Jaspe Limonítico
Jaspe Hematítico
Jaspe Heliotrópio ou bloodstone, ou pedra-de-sangue 
Jaspe Dálmata
Jaspe oceano
Jaspe camaleão
Jaspe oleono
Jaspe letra chinesa
Jaspe Kambaba
Jaspe Floresta
Jaspe Picasso
Jaspe renda-verde
 Jaspe metacherte
Jaspe flocada



6 comentários:

Jaqueline Moura disse...

Gostei muito! Obrigada, foi muito útil.

Jaqueline Moura disse...

Gostei muito! Obrigada, foi muito útil.

Jaqueline Moura disse...

Gostei muito! Foi bastante útil. Obrigada.

Mel Martz disse...

O melhor espaço de conhecimento sobre cristais da Internet.muito ampla e interessante a forma que explica, parabéns, postem mais!

Denise Carneiro Vieira disse...

Foi mto útil obg

Denise Carneiro Vieira disse...

Parabéns