terça-feira, 28 de agosto de 2012

Okenita / Okenite

 Okenita Ca5Si9O23·9(H2O)


        Um mineral da classe dos Silicatos, seu primeiro registro remete ao ano de 1828, em Ile Disko (Groenlândia), sendo estudada posteriormente pelo naturalista alemão Lorenz Ockenfuss , a quem deve seu nome. Trata-se de um mineral muito apreciado por colecionadores, devido principalmente a sua aparência singular. É comum ouvir a incredulidade de quem não a conhece, muitos questionam se não se trata de uma espécie de fungo ou bolor. A Okenita é realmente especial.

        Com cristalização radial (capilar fibroso) e dureza entre 4,5 e 5 na escala de Mohs, porém os cristais da Okenita são extremamente finos e sensíveis ao toque, por isso seu manuseio deve ser bastante cuidadoso. Apresenta-se geralmente na cor branca, porém pode apresentar-se também em tons branco-amarelados ou incolores. Sua aparência tende ao um perolado para resinoso, sendo raramente translúcida. Outra característica presente neste mineral é sua clivagem perfeita em uma direção. 




 Okenita com Calcita (cubos)


         Forma-se normalmente em cavidades de rochas basálticas ou através de processo de alteração de massas de erupção. Os principal produtor é a Índia, porém depósitos também são conhecidos nos EUA, Chile, Groenlândia e Irlanda. Quanto a seu uso, as amostras destinam-se principalmente a colecionadores, e estes a adoram, pois tornam suas coleções ainda mais especiais.



             Quanto à suas características místicas, a Okenita possui uma energia suave, semelhante a um floco de algodão, e é considerada uma das pedras da nova era. Este mineral nos propõem o entendimento sobre nossa encarnação atual  e possibilita a visualização das razões das nossas experiências presentes.


Okenita com calcita (cubos)


      Aconselha-se a utilização da Okenita para a meditação, pois esta nos prepara para a canalização de energias equilibrantes e com isso purifica os chakras, o corpo físico e os corpos sutis, unificando suas energias. Porém, vale ressaltar mais uma vez que este mineral deve ser manuseado com extremo cuidado, pois uma simples pressão dos dedos pode danificar seus sensíveis cristais.



        A Okenita é também conhecida como a pedra da verdade, contudo a verdade encontrada através da Okenita é a verdade pessoal, este conhecimento nos ajuda a sermos mais honestos conosco mesmo, o que facilita na mudança de nosso cenário mental.

3 comentários:

R.K. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Lindas!

Elson Zammis disse...

Que mineral mais delicado. Tive a oportunidade de observá-lo em museu. A natureza é mesmo fascinante. Forte Abraço