segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cavansita / Cavansite

Cavansita



        Hoje vou falar sobre, na minha opinião, um dos mais belos minerais existentes, a Cavansita. Pessoalmente gosto muito das pedras em tom azul, mais ainda das que se aproximam do tom da Turmalina Paraíba (é a pedra no título do blog).

        De incrível coloração azul-turquesa vivo, a Cavansita apresenta-se em forma de esferas radiais, rosetas ou leques sobre uma matriz que pode ser um mineral tão incomum quanto ela, como os do grupo das zeólitas (estilbita - NaCa4[Al8Si28O72]•n(H2O)), da apofilita ou a minerais mais comuns tais como quartzo (SiO2) e calcita (CaCO3). 


Cavansita na estilbita.


        Por possuir uma baixa dureza ( 3 a 4, na escala de Mohs), apresentando cristais translúcidos à transparentes e aparência de brilho vítreo, cristalino a perolado, este é um mineral que requer um cuidado especial. Quanto a seu uso, por ser um filossilicato de cálcio e vanádio, a cavansita é uma fonte de vanádio para a indústria química. Pessoalmente me dói ouvir isto, por isso prefiro o outro uso deste mineral que é o fato de ser uma gema para colecionadores. As principais fontes conhecidas de cavansita são a Índia, os EUA, Brasil e a Nova Zelândia.





      
       Quanto a seus atributos místicos, esta é considerada uma pedra de purificação e regeneração. Mas o efeito mais interessante deste mineral é sua capacidade de auxiliar em viagens astrais conscientes e na exploração de vidas passadas. Por isso é uma pedra indicada para terapeutas que trabalham esta área.  

       Esta é uma pedra que auxilia na autorreflexão, que ajuda no mergulho ao interior de si mesmo em busca de comportamentos destrutivos, deixando o indivíduo confortável para alterá-los. Do ponto de vista físico, este mineral auxilia a liberação de endorfinas e a condutividade de impulsos elétricos pelo corpo. Todas estas características, associado à sua magnífica beleza, criam uma sensação de bem-estar e reflexão para os que optam por admirá-la e com ela meditam.

Nenhum comentário: