quinta-feira, 21 de março de 2013

Ametista / Amethyst / Аметист

          A Ametista pode ser considerada a pedra mais apreciada e valiosa do grupo do quartzo, sua utilização como adorno e para fins espiritualista remota a tempos antigos da humanidade. Lendas a seu respeito são muitas, sendo a mais inusitada a lenda grega de que, se você ingerir bebida alcoólica em uma taça de ametistas, você não sentirá (ou reduzirá) os efeitos da embriaguez.   

        As ametistas são geralmente encontradas em geodos, gretas ou jazidas aluvionares. Seus cristais sempre crescem sobre uma base (substrato). Suas pirâmides prismáticas se desenvolvem pouco - na maioria dos casos -  , por isso predominam as pontas de cristais, e é nestas pontas onde ocorre a maior intensidade de sua cor.
   Por falar em cor, o tom violáceo da ametista deriva basicamente de impurezas férricas, porém em estudos mais aprofundados observa-se a interação ferro-alumínio para a formação desta tonalidade tão característica.

        Os tons da Ametista variam do violeta escuro (ametista uruguaia) até tons mais pálidos (rose de france), passando pelo vermelho-violeta. Segundo a obra 'Gemas do Mundo', sua dureza é de 07 na escala de Mohs e sua densidade relativa 2,65. Apresenta índice de refração entre 1,544 e 1,553 e fluorescência fraca. Sistema cristalino trigonal e prisma de seis faces.
                                                                                                                         

           Cuidados com a Ametista


           Assim como o quartzo-rosa, a ametista pode perder sua cor (ou a intensidade de sua cor) quando exposta à luz forte por grande período de tempo (luz solar, por exemplo). Por isso, só as coloque no jardim se você não possuir grandes preocupações quanto a este fato. Existe um mecanismo artificial para devolver um pouco da cor - ou mesmo tonificar a cor existente - da ametista, trata-se da exposição à radiação por raio-x.
       
          Se você possui uma joia ou trabalha com ourivesaria, saiba que a exposição desta pedra ao calor intenso também pode causar alterações em sua tonalidade. A ametista sofre alterações de cor a uma temperatura entre 450 e 750 °C, temperatura estas facilmente atingíveis com o maçarico do ourives.
                                                                                         












Drusa de ametista com inclusão de óxido de ferro (formato piramidal)



               Ametista, Citrino e Prasiolita

            A ametista, como falado anteriormente, sofre alterações em sua cor quando exposta ao calor   excessivo. Estas exposição pode ocorrer naturalmente, em processos geotérmicos, por exemplo, e criam novas pedras (variações de cor deste mesmo quartzo), como o Citrino - tons que variam do amarelo claro ao conhaque - e a Prasiolita - que apresenta tons esverdeados. Porém o mais comum é que se encontre no mercado gemas alteradas artificialmente em fornos industriais. Estas gemas também possuem valor e grande beleza, porém as primeiras (naturais) são mais valiosas e procuradas.

     Aproximação da imagem anterior para melhor observação das inclusões na ametista

          Apesar de encontrada em vários lugares do mundo, desde a antiguidade, atualmente as principais jazidas de ametista situam-se no Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e no Pará. As ametistas de melhor qualidade, com coloração mais intensa, são as encontradas nas jazidas do Uruguai. República do Madagascar, Zâmbia, Myanmar, Índia, Canadá, México, Namíbia, Rússia, Sri Lanka e EUA também possuem jazidas.
            
    Drusa de ametista com Calcita (laranja)

            Características Místicas   

               A ametista é uma das pedras mais utilizadas por quem busca o poder energético dos cristais. é uma pedra extremamente energética e protetora, apresentando uma vibração altamente espiritual. Além disso, a ametista é uma excelente pedra de cura e purificação, pois ao sintonizar-se com sua frequência vibracional, pode-se estimular a produção de hormônios e regularizar o sistema endócrino, bem como o metabolismo.


                  Mais uma vez cito a magnífica obra - a Bíblia dos Cristais - de Judy Hall (se você não possui, vale a pena investir neste material). No volume I, dentre as várias características citadas pela autora para a ametista, destaco como mais importante a capacidade deste cristal em transmutar energias 'inferiores', transformando-as em energias de amor. E também, a capacidade desta pedra de abrir os caminhos para outros planos de consciência, facilitando atingir as frequências mais elevadas dos níveis espirituais e etéricos.

Talvez o cristal com maior poder espiritual, a ametista naturalmente promove a calma, a serenidade e o equilíbrio para quem a tem como companheira. A ametista traz excelente resultados quando utilizada na meditação e embaixo do travesseiro durante o sono para quem busca adentrar em outros planos de existência consciente ou inconscientemente. Trabalho de viagem astral podem ser potencializados com o uso da ametista. Se você busca ter uma noite calma e com bons sonhos (daqueles bem reais), utilize a ametista!

Em um nível mais sutil, esta pedra auxilia a harmonizar e conectar os corpos físico, mental e espiritual, estimula os chakras da garganta e da coroa. A ametista é realmente especial, porém um aviso deve ser feito, pessoas que sofram de esquizofrenia ou paranoia devem evitar o uso da ametista, devido a toda esta abertura que ela promove.

                A ametista é um dos cristais mais completos e úteis do ponto de vista místico, tenha sempre com você uma ametista, ainda mais sendo uma gema tão linda. Use um brinco, um anel ou colar com ametistas. talvez até um chaveiro e tenha a seu favor a energia desta pedra especial.

Nenhum comentário: